26/07/2009

Arquitetura + Escolas

Por algum tempo tenho observado algumas escolas que resolveram fazer de suas instalações espaço de aprendizado e estímulo para seus alunos. Interessante ver a paletra do professor inglês Sir Ken Robinson na TED sobre a criatividade e o aprendizado.

Talks Sir Ken Robinson: Do schools kill creativity? (2006)



Uma observação, as escolas em Berlin são as que mais aparecem como exemplos:

Feito pelo Baupiloten studio o jardim de infância tem estradas diferentes para os alunos e é pintada de verde limão por conta de uma história "famosa" no colégio, dessa forma a escolhinha virou uma árvore que dentro contém uma fábrica de limonada. Pippi in Taka-Tuka Country é um filme baseado na novela criada pela autora suiça Astrid Lindgren.

Os arquitetos da Baupiloten vivenciaram o dia-a-dia das crianças para poderem criar um espaço interessante para elas.








Taka-Tuka-Land Kindergaten - Berlin
via The Cool Hunter


Também criado pelo Baupiloten studio, nessa escola eles também tiveram a participação ativa dos alunos para criar o ambiente. O conceito foi baseado no fantástico mundo do Silver Dragon (Dragão de Prata).





Erika-Mann Elementary School II - Berlin

via The Cool Hunter







ROC Apeldoorn Classroom By Jurgen Bey
via The Cool Hunter


Na Carl-Bolle Elementary School o edifício brinca com as crianças, paredes que contam histórias, brincadeiras de detetive, esconderijos. No processo de criação o escritório de arquitetura, Die Baupiloten, entrou em contato com os alunos para saber o que eles queriam que sua escola tivesse.








Carl-Bolle Elementary School - Berlin
via ArchDaily