26/07/2009

Draw Serge

Draw Serge é um blog muito interessante, enquanto homenageia o compositor e cantor francês Serge Gainsbourg (1928-1991) ele também apresentar vários artistas e designers da atualidade.

A curadoria do blog é do ilustrador inglês Jonathan Edwards. Começou em 1993 nas revistas Deadline e Tank Girl Magazine, trabalhou também para o The Guardian(desde 1999), Mojo, Q, MAD, The Black Eyed Peas, entre outros.


Jonathan Edwards


Biografia de Serge Gainsbourg - via wikipédia:
Nasceu em Paris, filho de judeus russos que haviam emigrado para a França, fugindo da revolução de 1917. O pai era pianista e tocava em clubes da cidade.

A mudança de Lucien Ginzburg para Serge Gainsbourg aconteceu no final da década de 50. Estreou em vinil em 1958 com Du Chant à la Une! Sua carreira deslanchou em 1966, em meio à febre das Ye Ye Girls, quando passou a compor e empresariar a jovem cantora France Gall. Em 1968 começou um affaire com a atriz Brigitte Bardot, com a qual gravou canções memoráveis.

Je t'aime moi non plus havia sido composta originalmente para Brigitte, mas ela, insegura com o escândalo que a música poderia causar (e certamente causou), preferiu não lançar o dueto. Serge, por sua vez, encontrou uma substituta à altura: a atriz inglesa Jane Birkin, que já havia causado escândalo com cenas de nudez em Blow Up (filme de Michelangelo Antonioni) e com a qual foi depois casado.

Também foi ator e cineasta. Contudo, seu maior personagem era ele mesmo. Viciado irrecuperável em cigarros, álcool, mulheres e versos com temas polêmicos, ele colecionou escândalos e amantes durante toda a vida.

O sucesso de Je t'aime no entanto foi inegável, e a canção foi regravada mais tarde por Donna Summer e Ray Conniff, entre outros.

Sempre foi muito polêmico por seu comportamento, e suas músicas só faziam sucesso quando eram cantadas por outros artistas ou anos depois[carece de fontes?].

Serge Gainsbourg foi um talentoso compositor que soube trafegar por diversos ritmos e estilos. Produziu muitas músicas para filmes e trabalhos que vão do jazz ao rock ao reggae, incluindo um álbum com Sly Dunbar & Robbie Shakespere na Jamaica.

Serge faleceu em 2 de março de 1991, em conseqüência de um coração que já não podia mais com uma vida de excessos. Seu corpo descansa no cemitério de Montparnasse, ao lado dos pais.



Abigail Whitehouse



Joanna Fallon



Julian Kimmings



Dan Berry



Nelson Evergreen (AKA Neil Evans)



David Galletly


Jonathan Edwards
Buy Stuff!!
MySpace Page
Flickr page
Facebook Group
Kaiju! Facebook Group
Twitter

Serge
Serge Gainsbourg official site
Serge discography
Official Serge movie website